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3 DICAS DE PREPARAÇÃO PARA QUEM QUER FAZER UMA TRILHA DE LONGA DISTÂNCIA

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Se você está planejando as próximas viagens e uma trilha de longa distância está na sua lista, já comece a se preparar física e mentalmente para este desafio.

Foto: Membros do Portal Léia Loof / @leia.loof - Alex Meddeiros/@alex.meddeiros


Para dar uma ajudinha, nós separamos três dicas essenciais para que as inúmeras horas de caminhada fiquem um pouco mais fácil!


1. PREPARE-SE MENTALMENTE

Foto: Membros do Portal Léia Loof / @leia.loof


Controlar a cabeça pode ser mais difícil do que suportar o exercício físico extremo. Quando estamos mentalmente fortes, acabamos descobrindo que podemos ir ainda mais longe. Portanto, comece a treinar a mente muito antes de embarcar em uma trilha.

Um dos fatores primordiais nesta preparação mental é estar aberto a novas experiências o tempo todo e manter um pensamento resiliente mesmo diante dos maiores desafios. Em um treino ou mesmo na trilha, lembre-se de focar em um passo ou movimento de cada vez. Mantenha a atitude positiva e o olhar no sempre no seu objetivo final.

Para inspirar, pense nesta frase dita por um dos maiores atletas da história: “Quando eu penso que cheguei ao meu limite, eu descubro que tenho forças pra ir além.” – Ayrton Senna


2. TRABALHE EM SUA CAPACIDADE CARDIOVASCULAR

Foto: Alex Meddeiros/@alex.meddeiros


Passar dias ou meses caminhando em uma trilha vai exigir muito do seu corpo. Então, invista tempo e disposição para fazer uma boa preparação física e inclua na planilha de treino os exercícios voltados para melhorar a capacidade cardiovascular.

O ideal é que os treinamentos voltados para uma trilha de longa distância comecem, em média, seis meses antes da viagem. Neste tempo também aproveite para acompanhar o seu desenvolvimento com o apoio de um médico, para garantir que você está realmente apto e saudável para prosseguir com os planos.

Os treinos aeróbicos voltados para o hiking não precisam ser exclusivos de caminhada. Aliás, quanto mais diversos, melhor será para garantir estímulos diferentes ao corpo e deixar a preparação mais completa. Algumas sugestões de exercícios aeróbicos são: ciclismo, natação e corrida.

Além de trabalhar os diferentes estímulos, é preciso garantir periodicidade nos treinos. Estabeleça uma rotina e tente aumentar a intensidade aos poucos para trabalhar o corpo sempre perto do limite. Nas semanas que antecedem a trilha, inclua também uma carga semelhante ao peso da mochila que será carregada durante a viagem, para que você vá se acostumando com os movimentos acompanhados de um peso extra.


3. FAÇA MUSCULAÇÃO OU TREINOS FUNCIONAIS FOCADOS EM FORÇA


Não é necessário passar horas na academia, mas lembre-se de fazer treinos de fortalecimento muscular, pelo menos, duas vezes por semana. Em 30 minutos é possível trabalhar o fortalecimento de músculos do corpo todo com exercícios como: abdominal prancha, abdominal lateral, agachamento livre, afundo, flexão de braço. Esses são apenas alguns dos exercícios de força que podem ser feitos em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos.


Uma boa opção é incluir esses treinos antes ou depois de encarar um dia de trilha ou um treino aeróbico.


Fonte: The North Face - Data: 29 de janeiro de 2018 - Por Thaís Teisen


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

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