top of page

Melhores botas de trilha 2022: marcas e modelos para você escolher

Com tanta diversidade de marcas e modelos de tênis e botas de trilha no mercado, é difícil de escolher a bota que vai melhor te atender durante suas expedições e trilhas.

Por isso, pesquisamos bastante para montar um post bem completo com tudo o que você precisa saber antes de comprar a bota ideal para você + melhores botas de trilha 2022!

Femininos:

01. Bota Columbia Feminina Newton Ridg Plus

02. Bota Feminina de Trekking TREK100 Couro

03. Bota de Trekking Feminina Salomon Robson Mid GTX

04. Bota Columbia Feminina Crestwood

05. Bota The North Face Feminina Hedgehog Mid Futurelight Cinza


Masculinos:

06. Bota Columbia Masculina Newton Ridge™ Plus II Waterproof

07. Bota de Trekking Masculina Salomon Robson Mid GTX

08. Bota Masculina de Trekking TREK100 Couro

09. Bota The North Face Masculina Hedgehog Mid Futurelight Marrom

10. Bota Vento Finisterre Nanox Preto


Agora que você já conhece as melhores botas de trilha 2022, continue lendo para descobrir como escolher o sapato ideal para você!


Como escolher botas de trilha?


É comum que o trilheiro iniciante fique em dúvida sobre como escolher botas de trilha. Diante de tantas opções e diferentes valores, realmente fica complicado investir em um calçado sem medo. Nós já tivemos essas dúvidas e agora vamos ajudar você!


Nossa primeira dica é: conheça o seu próprio corpo. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para saber como você costuma andar e o quanto você está acostumado a andar.


As botas de trilha com cano evitam que você torça o pé. Com isso, se você é uma daquelas pessoas que está acostumada a “pisar em falso”, opte por uma bota com cano, bem fechada. O cano e os cadarços vão dar mais suporte para os seus tornozelos.


Além disso, a função das botas para trilha é de te dar segurança e firmeza para andar em terrenos irregulares sem precisar ficar olhando o tempo todo pro chão. Afinal, como você vai aproveitar as paisagens ao redor se tiver que ficar super preocupado com o terreno?


Aqui abaixo você encontrará algumas perguntas importantes para refletir na hora de comprar uma bota:


Qual é o tipo de terreno que você costuma trilhar?


Se você costuma fazer trilhas simples, como as trilhas cariocas Pedra Bonita e Morro Dois Irmãos, uma bota para trilha leve já servirá. O importante aqui é que o seu sapato seja flexível e confortável.


Agora, se seu nível de trekking é mais avançado e você está se preparando para andar em terrenos bastante irregulares, e até mesmo fazer travessias, como a Petrópolis x Teresópolis, no RJ, ou o Vale do Pati, na Chapada Diamantina, é muito importante investir em uma boa bota de trilha, principalmente com cano médio ou longo. Ela deixará o seu pé mais firme e estável ao pisar em raízes, pedras e elevações.


Quanto tempo vai durar sua trilha?


Algumas trilhas podem ser rápidas, levando apenas poucas horas, enquanto outras podem levar alguns dias (trekking). Saber o tempo de duração da sua trilha é importante sim na hora de escolher as melhores botas de trilha. Isso porque o tempo de duração da trilha vai influenciar diretamente na necessidade de carregar mais ou menos equipamentos (saco de dormir, cabanas, roupas, comidas, água, etc).


Em trilhas mais longas, que podem levar alguns dias, você estará carregando uma mochila grande com alguns equipamentos. Nesses casos, o peso a ser carregado deve ser levado em consideração. Por isso, recomendamos que você opte por um sapato menos flexível. As botas de cano médio ou longo são ótimos para te dar firmeza na hora de carregar peso em terrenos mais difíceis.

Mas se a sua trilha for mais curtinha, com uma mochila menor e mais leve, as botas de trilha sem cano já serão capazes de te dar conforto ao caminhar.


Além de saber o terreno e a duração da trilha, existem outras características importantes que você precisa ficar de olho para saber se está mesmo fazendo um bom investimento! Você sabe quais são elas? Continue lendo para descobrir!


Características importantes para ficar de olho em uma bota de trekking


Veja abaixo as características principais para ficar de olho nas botas


Solados


Uma das partes mais importantes para você saber a qualidade de uma bota é o solado. Atualmente, os melhores solados encontrados no mercado são da marca Vibram. A origem deles se deu por Vitale Bramani, com estudos baseados em pneus de automóveis e a capacidade de aderência que estes possuem, desenvolvendo então esta mesma tecnologia para os solados dos calçados.

Esse tipo de solado é sinônimo de excelência por possuir uma ótima aderência em superfícies molhadas e secas, flexibilidade e longevidade, sendo usado por diversas marcas. Porém não é o único sistema que existe. A Timberland, por exemplo, utiliza uma tecnologia similar, a B.S.F.P. (breque, suporte, flexibilidade e propulsão).


Palmilha

A maioria das botas de trilha já vem com palmilhas em P.U., um material similar ao da esponja, que não deformam com o tempo e evitam a proliferação de bactérias. Fique atento à grossura da palmilha: quanto mais grossa, mais fofinha e, consequentemente, mais confortável será a sua pisada


Nada impede também que você compre a palmilha separado, garantindo conforto extra ao caminhar.


Se você gostou das nossas dicas sobre calçado para trilhas, assine a nossa newsletter e esteja preparado para todo tipo de aventura!


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais




1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page