top of page

Dicas essenciais para fazer uma trilha ecológica incrível

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Está pensando em se aventurar em uma trilha, mas ainda não tem muita experiência com isso? Fique tranquilo, separamos aqui dicas essenciais para fazer uma trilha ecológica incrível e segura. Confira!

DESTINOS EM SC, siga: www.instagram.com/destinos.em.sc


Se é um apaixonado pela natureza, fazer uma trilha ecológica certamente será uma aventura inesquecível para você. Nela, é possível ter um contato mais próximo com a fauna, flora e todo ecossistema, além de recarregar suas as energias, viver experiências únicas, conhecer novos lugares e paisagens de tirar o fôlego.


Que tal embarcar nessa nova aventura? Mas, antes, não se esqueça de conferir essas dicas essenciais que separamos para você:


Contrate um Guia de Turismo

A necessidade do acompanhamento do guia é um ponto bastante questionado, uma vez que em excursões de “bate-e-volta”, que são as mais comuns, nem sempre necessitam de tal acompanhamento.


Mas é ai que os organizadores de excursão se enganam. É comum que alguns organizadores tentem contornar essa regra, pois a inclusão do guia no momento da contratação da agência de turismo para emitir a autorização da entrada turístico torna o pacote mais caro. Porém, além de ser uma exigência legal, e o não cumprimento da regra ser passível de multa, ter um profissional local no auxilio da excursão pode fazer toda diferença.


Contratar um bom guia, devidamente cadastrado, é a garantia de que ele passou por todo o treinamento, estando apto a prestar aquele serviço com qualidade. Durante a excursão, ele saberá dar as orientações necessárias sobre a viagem com relação a alimentação, locais para uma visitação posterior, ou até mesmo passeios que podem ser feitos no momento mesmo, tornando a viagem mais agradável, e fugindo um pouco do sol e praia de sempre. Além disso, dará apoio como um todo – na organização, no caso de imprevistos com saúde, entre outros sinistros que podem ocorrer durante o passeio.


Identificar um guia de turismo credenciado é muito simples: se ele não estiver com o crachá, algumas agências colocam o número de seu Cadastur (cadastro junto ao ministério do turismo) no voucher, comprovando que ele está exercendo a atividade legalmente. Se não tiver nenhuma das duas informações, questione a agência. Além da valorização da categoria, ter um guia credenciado junto a sua excursão é uma forma de assegurar o sucesso de sua viagem, movimentando o turismo local e ajudando a desenvolver o turismo legal.


Pesquise o percurso previamente

É fundamental que antes de se aventurar em uma trilha, você conheça mais sobre ela. Saiba qual é o grau de dificuldade, extensão e tempo do percurso, afinal, a caminhada vai exigir um mínimo de condicionamento físico.


Opte por trilhas bem sinalizadas e procure saber, também, quais são os possíveis riscos e pontos de maior atenção no percurso – para isso, busque relatos de pessoas que já fizeram ele anteriormente –, como pedras que podem causar queda, por exemplo.


Se possível, se informe se o trajeto conta com fonte de água potável e dê uma olhada na previsão do tempo para não ter surpresas desagradáveis.

Na hora de escolher a trilha ideal, respeite seus limites. Se for iniciante, é aconselhável que opte por uma mais fácil e, nas próximas vezes, vá aumentando o grau de dificuldade, conforme se sentir preparado.


Use sapato e roupas adequadas

Na hora de cair para a trilha, é essencial que você esteja com roupas adequadas, para ter um melhor desempenho e conforto durante o passeio.


Use roupas leves e confortáveis, que não impeçam seus movimentos e deixem seu corpo transpirar, como camisetas de tecidos sintéticos ou dryfit, calças de ginástica ou tactel. Se a região for fria, a dica é usar uma jaqueta de tecido impermeável, para te proteger do vento e ajudar a manter o calor do seu corpo.


Nos pés, um tênis confortável, com solado antiderrapante é o ideal. Se for fazer um percurso mais longo, vale a pena investir em meias próprias para trilhas, que podem ser compradas em lojas de materiais esportivos, e auxiliam na eliminação da transpiração do pé – dificultando a formação de bolhas –, dão maior conforto e resistência aos pés.


Priorize itens essenciais

É indispensável que você leve em sua mochila alguns itens essenciais, entre eles:


- Óculos de sol;

- Boné/chapéu;

- Filtro solar;

- Repelente;

- Canivete multifuncional;

- Lanterna;

- Papel higiênico ou lenço umedecido;

- Kit básico de primeiros socorros;

- Capa de chuva;

- Saco plástico grande (para proteger sua mochila, em caso de chuva);

- Celular e carregador externo (para registrar o passeio e muito útil em casos de emergência).


Lembre-se de levar água e lanche

Manter-se hidratado e bem alimentado é essencial para conseguir aproveitar e concluir o passeio com sucesso. Por isso, leve com você, no mínimo, 1,5 litros de água para se hidratar durante o percurso.


Leve, também, um lanche rápido, caso a fome venha a aparecer. Barrinhas de cereais, proteínas, biscoitos, frutas secas, amendoim, castanhas e chocolate são ótimas opções para repor as energias.


Não vá sozinho

Não vá sozinho, independente se você é iniciante ou superexperiente em trilhas. Convide alguém para ir com você – melhor ainda se for em grupo – ou faça uma trilha guiada. Aposto que sua aventura será ainda mais divertida e segura!


Aproveite!

Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais




3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page