top of page

O QUE É COMIDA LIOFILIZADA?

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Na hora de arrumar a bagagem para um trekking, um dos pontos que exige maior cuidado e gera muitas dúvidas é a alimentação.

Como carregar opções nutritivas e diversas para conseguir renovar as energias para encarar as longas horas caminhando sem que isso seja um peso extra representativo na mochila? Frutas desidratadas, suplementos e alguns tipos de doces são opções bastante comuns e práticas. Mas, para quem quer uma refeição completa, a missão fica mais difícil. Um jeito de conseguir isso, sem depender do macarrão instantâneo, é apelar apara a comida liofilizada.


A liofilização ou freeze drying é um processo extremamente eficiente para preservar os nutrientes dos alimentos, permitir a conservação sem refrigeração e ainda reduzir consideravelmente o peso da comida. Conforme informado pela empresa brasileira Liofoods, especialista no segmento de comida liofilizada: “Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30ºC e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando em um produto final com estrutura porosa livre de umidade”.


Como esse processo retira toda a água presente nos alimentos, eles acabam ficando muito mais leves e menos volumosos, o que é uma grande vantagem quando se tem que carregar todos os alimentos, roupas e equipamentos da viagem nas costas. Além disso, a comida liofilizada pode ser mantida em temperatura ambiente e, desde que conservadas adequadamente, permanecem ideais para o consumo por até dois anos.


Um problema a menos nas trilhas, já que sem esse processo, dificilmente seria possível levar alimentos “perecíveis” nas viagens longas.

A praticidade não para por aí. Como o processo já está bastante desenvolvido e algumas empresas se especializaram na produção de comida liofilizada, existem cardápios com refeições completas.


Assim, basta no acampamento aquecer a água, coloca-la sobre os alimentos, mexer para misturar e aguardar 2 minutos. Isso já é o suficiente para que a refeição esteja pronta e totalmente adequada para o consumo.


O menu vai desde ovo mexido até estrogonofe. Um detalhe importante é que todo o preparo é feito com os temperos tradicionais, assim, após hidratada, a comida liofilizada supre bem aquela vontade de ter a uma refeição caseira mesmo nos lugares mais extremos e inóspitos do mundo.


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais






5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page