top of page

QUAL É O PESO IDEAL DE UMA MOCHILA?

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Essa é uma dúvida muito comum, seja de quem está começando no montanhismo agora ou de um aventureiro mais experiente. Mas, afinal, existe uma norma para o peso da bagagem ideal para carregar na trilha? A resposta é simples: sim!

Se você não quer sobrecarregar a sua coluna, os joelhos e todas as articulações do seu corpo ou comprometer a sua viagem, é muito importante preparar a mochila com cuidado. Escolha apenas o que é necessário e viaje sempre o mais leve possível, principalmente se a sua caminhada for longa. Nos trekkings de vários dias você será cobrado por essas escolhas durante um bom tempo. Então, use sempre a máxima do “Mogli” e leve apenas o necessário.


Existe uma “norma padrão” que te ajuda a definir o peso da mochila. Mas, esse montante é totalmente pessoal, afinal, isso é algo que varia de acordo com o próprio peso da pessoa e com o tempo da viagem. Em geral, a regra básica é: uma mochila cargueira para trekking não deve pesar mais do que 20% da massa corporal de quem irá carregá-la.


As mochilas de hiking, para aventuras de um dia ou menos, não devem ultrapassar os 10% do peso da pessoa, isso porque a necessidade de roupas, alimentos e equipamentos para um dia é bem menor.

Nos casos de trekkings longos, os cuidados com o preparo da mochila devem ser ainda maiores. Se você viaja solo, leve em consideração que terá que carregar todos os equipamentos e alimentos sozinho. Então, na hora de montar a mala já inclua tudo o que você utilizará na trilha. Se houver necessidade, reduza a quantidade de roupas e vá retirando os itens supérfluos.

Escolha roupas versáteis, compressíveis e leves, que ocuparão pouco espaço e peso na bagagem. – Foto: Ian Momsen.


Uma dica importante para viajar sempre leve é escolher o vestuário e os equipamentos de forma inteligente. Escolha roupas versáteis, compressíveis e leves, que ocuparão pouco espaço e peso na bagagem. Outro ponto importante é ter peças com tecnologia de secagem rápida, como o FlashDry.

Os equipamentos também podem ser leves, principalmente quando se trata de barracas, que podem ter um peso representativo e variações consideráveis entre os modelos e marcas. Os sacos de dormir também merecem atenção. Quanto mais compressíveis eles forem, melhor será. Então, saiba qual é a variação climática do local visitado e escolha a barraca e o saco de dormir mais adequados para o peso da sua bagagem e as condições do clima.

Outra preocupação dos trilheiros de longas distâncias é com a comida e o peso que ela representa na mala. Por isso, opte sempre que possível por alimentos fáceis de transportar e leves de carregar. As frutas desidratadas, barrinhas e comida liofilizada são ótimas alternativas para quem busca refeições completas, nutritivas e que somam pouco peso na bagagem.


Fonte: The North Face - Data: 20 de julho de 2021 - Por Thaís Teisen

Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais




12 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page