top of page

TRILHA COSTEIRA DE ZIMBROS - BOMBINHAS/SC

Atualizado: 31 de ago. de 2022

É um destino muito popular aqui do litoral catarinense. As praias são simplesmente lindas, com água bem clarinha e uma atmosfera sem igual. Mas além das praias, também tem várias opções fora da água para quem gosta de se aventurar em trilhas.

O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros possui 10 praias agrestes e acessíveis apenas por trilha ou pelo mar. A trilha que inicia na Praia do Cantinho, em Zimbros, margeia a costa passando pelas quatros principais praias: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Mas entre elas e em meio ao costão há outras pequenas praias. 


Esta é a relação das praias e a extensão de cada uma, na ordem em que elas surgem na Costeira, a partir do início da trilha:

  1. Praia do Cardoso – 285,5m

  2. Praia do Basílio – 40m

  3. Praia da Lagoa – 306m

  4. Praia do Casqueiro – 35m

  5. Praia do Pasto – 20m

  6. Praia do Lau / Hermínio – 40m

  7. Praia Triste – 382m

  8. Praia do Mauri – 25m

  9. Praia da Santa – 37m

  10. Praia Vermelha – 618m


Somente pedestres e bicicletas podem utilizá-la. Na trilha não é permitida a circulação de quaisquer veículos motorizados. A orientação é fazer a trilha sempre acompanhado por um condutor certificado e que conheça o local. Algumas agências também oferecem guias e passeios específicos. Além disso, não é permitido acampar, fazer fogueiras e levar animais domésticos no Parque.

Existe dois acessos de fazer está trilha:

Um acesso, fica a partir do canto direito da praia do Cantinho, no costão direito da Praia de Zimbros.


Como no mapa está marcado o ponto de início da trilha e, a esquerda dele é possível ver as praias desertas.

Outro acesso pela praia Praia Vermelha, a última da Costeira, são cerca de 4km. Ou seja, para ir e voltar até a última praia, são 8km.

Cantinho de Zimbros

Um local paradisíaco e único, acesso para a trilha da Costeira de Zimbros em uma área de preservação onde a aventura está presente junto com uma rica história com lendas e cultura local exuberante.


Praia do Cardoso

Essa é a primeira parada da Trilha e nem foi preciso andar muito. Do nada demos de cara com esse lugar lindo e vazio. Essa é a praia com a faixa de areia mais curta do percurso. Nessa praia não chegamos a entrar no mar, só tiramos fotos mesmo.

Praia da Lagoa

Este trecho foi um pouquinho mais longo, mas bem tranquilo. Praia linda e deserta mais uma vez. Ficamos um tempão curtindo o mar. A praia era só nossa, coisa rara aqui no verão de SC.


Cachoeira da Praia Triste

Tem uma magia encantadora. Na sua descida forma um pequeno pote de água fresca e transparente, mas o mais belo é toda a vegetação que a envolve, que a contém e preserva, embrulhando-o como um tesouro. É essencial entrar nas suas águas e sentir com todo o corpo esse frescor e a recompensa da viagem. Algumas pedras na borda nos permitem chegar perto, folhas soltas na água completam a paisagem agreste e selvagem e nos acariciam na experiência suave na água. A sombra do lugar nos dá um merecido descanso da longa caminhada, e nos prepara para o retorno, que é igualmente belo.

Praia vermelha

Como falei antes, nós não chegamos a ir até essa praia. Mas fica a dica de que esse é o trecho mais longo e mais pesado. E é lá que mora o Sr. Osnildo, o defensor da Praia Vermelha. Um senhor muito simpático e que, segundo recomendações, vale muito a pena conhecê-lo.


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais






316 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page