top of page

TRILHA DO DÓLMEN DA ORAÇÃO - FLORIANÓPOLIS/SC

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Para quem conhece a região leste da Ilha de Florianópolis, sabe da beleza das praias dessa região.

E uma das formas de contemplar toda essa beleza é fazendo alguma das trilhas que ficam na região, com seus mirantes e vistas de tirar o fôlego. Vamos apresentar a bela trilha do Dolmén da Oração, que fica na pare alta da Praia da Galheta e tem uma visão linda da região.


Quem acompanha nossos relatos, sabe que já exploramos essa porção da Ilha de Florianópolis. Temos registros da Trilha da Boa Vista, do Farol da Barra da Lagoa, Gravatá e por aí vai... É uma região rica em praias e trilhas. E muitas belezas!


O ponto final dessa trilha, o Dolmén da Oração, pode ser acessado de diferentes maneiras.

O acesso para ele fica no caminho da Trilha da Fortaleza à Galheta. Para quem não conhece a região, a Fortaleza da Barra é uma localidade da Barra da Lagoa, grande bairro da porção leste da ilha, que é conhecida pela sua riqueza gastronômica. Ao longo do canal da Barra, nesta região, estão localizados diversos restaurantes. A trilha citada faz a ligação desse localidade com a Praia da Galheta. Esse caminho é muito utilizado por moradores locais e surfistas para chegar até a Galheta.


Tendo descrito a região, podemos dizer que é possível chegar ao Dólmen por pelo menos três caminhos diferentes. O primeiro, indo até a Praia da Galheta e partindo dali. O segundo, partindo da Fortaleza da Barra e no caminho, seguindo até o Dólmen (sem ter a necessidade de chegar até a praia) e ainda um terceiro caminho, para quem vem da Trilha da Boa Vista. Esse terceiro, indicado para quem gosta de andar um pouco mais, pois o caminho desta trilha até ali já causa um grande desgaste.


No nosso caso, iniciamos a trilha pela Praia da Galheta. Para chegar lá, já fizemos um bom "esquenta", diria até maior que a própria trilha. Isso porque optamos por deixar o carro no estacionamento da Praia Mole. Nosso caminho foi feito dessa forma, pois além da trilha, pretendíamos também curtir a praia no período da tarde. Deixamos o carro no estacionamento, para ter maior segurança e ter uma ducha de água doce disponível na volta. Seguimos então para a praia pelos acessos disponíveis ali e pela areia fizemos o caminho até a Galheta. Quem conhece a região sabe que entre essas duas praias, Mole e Galheta, existe uma pequena trilha ligando as duas. Ela é uma trilha aberta, que mistura um pouco de terra e um pouco de areia, recomendamos fazer o trajeto todo com calçado adequado.


Chegando na Praia da Galheta, mais ou menos na porção média da faixa de areia, fica localizada a entrada da trilha, sinalizada por esta placa.

Esse início de caminho é difícil, pois segue pela parte de areia soltinha. Mas é so na parte inicial da trilha, depois a areia segue presente em parte do caminho, mas já é muito mais fácil de andar.

Saindo da areia, entramos em uma parte de mata baixa, mas que já tem um pouco de sombra pra se refrescar. O caminho é bem desenhado e segue morro acima. Nesse momento, estamos em uma parte de caminho compartilhado por três trilhas distintas. A que estamos fazendo, a da Fortaleza à Galheta e a da Trilha da Boa Vista.


Para quem já fez esse caminho, sabe que existe uma placa igual a placa da entrada desta trilha, sinalizando o caminho para as trilhas que citamos acima.

IMPORTANTE! No caminho que fizemos, não é necessário e nem indicado chegar até essa placa, ela foi colocada aqui de forma ilustrativa.

Voltando ao caminho que fizemos, subindo pela Galheta, antes de chegar na placa citada acima, existe um desvio na trilha à esquerda. É nesse desvio que é necessário entrar, para começar a subir o morro e chegar ao Dólmen.

Como já subimos boa parte do caminho, o restante da subida é rápido. Ele é feito por uma trilha um pouco apertada, com bastante vegetação, mas logo cai nessa trilha mais aberta que sobe até o Dólmen.

Ainda nesse caminho existe uma bifurcação. Siga pela esquerda novamente.

Logo em seguida você verá essa escada feita de madeiras para faciliar a subida pela grama.

Logo na chegada da parte superior da trilha, encontramos um mirante de madeira muito bonito, que serve também como ponto de descanso. Dá pra tirar belas fotos dali.

Do alto já podemos ter essa privilegiada vista da Praia da Galheta.

Completando a vista panorâmica, temos a Lagoa da Conceição, que pode ser vista em sua totalidade, até lá o cantinho onde fica Costa da Lagoa.

E também a parte mais bonita da vista, que é a parte que agrupa na mesma paisagem a Praia da Galheta, Praia Mole e Praia do Gravatá. É muito similar à vista que se tem do alto da Trilha da Boa Vista.


Mas calma, ainda não estamos do Dólmen. Mas para chegar nele falta pouco, é só descer pelo caminho desenhado abaixo, que chegará até o ponto desejado.

Aí está, o Dólmen da Oração. Local para contemplar a paisagem, fazer seu agradecimento, sua prece e o principal, curtir a vista e a conquista obtida!


Trilha do Dólmen da Oração

Percurso: 1800 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 55 minutos

Florianópolis


Fonte: Trilhas em SC - Data: 20 de abril de 2022 - Por Robson Fernando Duda


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais






38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page