top of page

TRILHA LAGOINHA DO LESTE - FLORIANÓPOLIS/SC

Atualizado: 31 de ago. de 2022

A trilha mais espetacular da Ilha da Magia, venha conhecer!

Vídeo da ECO EXPEDIÇÕES & AVENTURAS, siga: www.instagram.com/ecoexpedicoessc


SOBRE A LAGOINHA DO LESTE


A Lagoinha, como é chamada pelos ilhéus, impressiona seus visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e mistérios. A praia ainda preserva as características de quando os primeiros imigrantes pisaram nessas terras.


Em Florianópolis, localizada no Sul na ilha, a praia é de mar aberto e águas cristalinas, espremida entre dois costões que entram no oceano, formando quase uma pequena enseada de pouco mais de um quilômetro.


Atrás, uma vasta Mata Atlântica garante a sensação de se estar voltando no tempo. A praia tem a companhia de uma lagoa, que dá nome ao lugar, próxima ao costão esquerdo. De águas quentes e escuras, a lagoa se esconde atrás da restinga, tendo origem num rio que nasce no morro.


Rodeada por morros, a Lagoinha do Leste é uma das praias mais procuradas por moradores e turistas em Florianópolis, que estão em busca de aventura, trilhas, contato com a natureza ou apenas para um mergulho na água doce da lagoa ou na água gelada do mar aberto.

A preservada Praia da Lagoinha do Leste é acessível somente a pé ou por embarcação, existem dois caminhos por terra.


Curiosidades: Para chegar a Praia da Lagoinha do Leste, existem duas trilhas: uma mais longa, de aproximadamente quatro quilômetros, pela Praia do Matadeiro; e outra mais curta, de cerca de 2,3 quilômetros, porém mais íngreme, pelo Pântano do Sul.


Trilha Pântano do Sul: O mais curto começa na tradicional comunidade de pescadores.

Trilha do Matadeiro: O mais longo se dá pela praia da armação.


Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano Sul:

Percorrendo a mata fechada, em cerca de 40 minutos é possível chegar ao topo do morro. No alto, o mar se apresenta, e dá um estímulo ao caminhante prosseguir. Aproveite para tomar um fôlego, apreciar a vista e tirar muitas fotos. A continuação é morro abaixo, e todo santo ajuda, mas cuidado para não escorregar nos seixos. Relaxar os pés ao pisar na areia clara e depois mergulhar no mar ou na lagoa valerá cada esforço.


Recomenda-se aos trilheiros que comecem pela manhã, aproveitando o sol mais ameno das primeiras horas do dia. É recomendável levar alimentos e uma garrafinha d’água, porque a Lagoinha do Leste é selvagem, sem estrutura. É bastante frequentada por surfistas em busca de ondas perfeitas. Os campistas gostam de ficar por ali num esquema mais roots. Se for passar a noite, vá em grupo, e tome cuidado com seus pertences.


O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis anti-derrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 1h30min

Dificuldade – Pesado

Percurso- 2.361 metros


Quer ir: Entre em contato: +5547992450931


Trilha para Lagoinha do Leste via Praia do Matadeiro:

Tem duração de aproximadamente 2h30min e margeia o costão que separa uma praia da outra. Aberta, a trilha apresenta vegetação rasteira e espinhosa. Tenha bastante atenção para não se machucar ou escorregar. Fazer o passeio com um guia ou morador é uma boa dica para não se perder.


Para o trajeto, recomenda-se usar roupas e sapatos confortáveis, protetor solar e repelente. Levar lanche e água potável é indispensável, porque não há bares ou qualquer estrutura turística nesta área de preservação. Faça um piquenique às margens da Lagoinha que dá nome à praia, e não se esqueça de levar seu lixo embora.

Na volta, há quem prefira fazer o caminho pela trilha do Pântano do Sul. Menor e mais íngreme, exige disposição.


Durante o verão, é comum os trilheiros levarem barracas para passar a noite na praia e retornar somente no dia seguinte. Nada mal aproveitar um final de semana em um lugar inabitado, ouvindo o barulho do mar. Vá em grupo para garantir a segurança.


O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis anti-derrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Lanterna pequena (com pilhas novas), Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica


Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 2 horas

Dificuldade – Pesado

Percurso- 4.304 metros


MORRO DA COROA

É preciso ter preparo físico, já que a subida do morro é bastante íngreme.


Existe outra trilha da Praia da Lagoinha do Leste até o Morro da Coroa, que proporciona uma das mais belas vistas, com belas formações rochosas pontiagudas, provavelmente únicas do tipo na ilha, um conjunto singular de pedras, formando a tão conhecida *Pedra do Surfista*, com uma vista panorâmica do oceano e da Lagoinha, fazendo desta a mais linda da ilha da magia.


Tudo pronto? Então agora é só se desligar do mundo e aproveitar cada minuto desse passeio incrível em meio à natureza.


Não esqueça a disposição e o bom humor!

Desejamos a você uma excelente trilha!

 

Quer estar preparado fisicamente para suas aventuras?

 

Tá precisando de equipamentos para suas aventuras?

 

Quer saber mais? Clique no link abaixo! :)






 

Siga-nos nas redes sociais






122 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page